Atividades
1) Em relação ao tema, há alguma
semelhança entre o conto A moça tecelã
e o texto O tear tradicional? Qual?
2) Explique o objetivo de cada texto?
3) Segundo o texto de Alceu Maynard
Araújo. A que papel está relegado o tear manual?
Terceiro momento
Pesquisa
em grupo
Dividir
os alunos da turma em cinco grupos. Cada grupo pesquisará um dos itens abaixo na internet, em jornais, revistas, enciclopédias, histórias
de fadas ou mitológicas, podendo também
entrevistar pessoas que estejam a par do
assunto.
A apresentação pode ser feita por meio de
vários recursos: exposição oral, narrativa, cartazes, fotos, ilustrações ,
letra de música, filmes, artigos de jornais ou revistas, etc.
grupo A: Da roca à indústria.
grupo B: O que é ser tecelão nos dias de hoje.
grupo C : Tecedeiras célebres nas
histórias lendárias . (Penélope,
Aracne, A Bela Adormecida...)
grupo D: O que um tear pode tecer.
grupo E: De que outras maneiras é possível produzir
roupas, toalhas, mantas, tapetes, etc.
Quarto momento
Dramatização
Representação do conto A moça tecelã ou do
mito de Aracne.
Levar os alunos a criar diálogos, ensaiar
falas e gestos, imaginar cenários e
sons. Se desejar, dividir a história em várias e pequenas cenas, incluindo
outras personagens; assim, mais alunos
poderão participar.
Quinto momento
Produção
textual
Sugestões
de produção individual ou em duplas (a escolha):
. Entrevista com a moça tecelã.
Fazer
uma entrevista com a moça tecelã perguntando sobre o trabalho dela, quais são seus sonhos e as decepções,
alegrias, desejos ....
. Escrita de bilhete ou carta
Escrever um bilhete ou uma carta endereçada à moça tecelã convidando-a para expor seus
trabalhos numa exposição que acontecerá numa cidade encantada.
. Escrita de texto individual
Se
o tear mágico fosse seu, o que você faria com ele? Quem ou o que teceria ou
desteceria? O que mudaria na natureza? O que alteraria em você fisicamente e psicologicamente? E em sua casa? Em sua
cidade? No Brasil? No mundo? Ao tecer e destecer a realidade, mencione os
motivos de suas ações.
Descreva também o que você pode mudar
sem o tear mágico.