domingo, 27 de julho de 2014

O GIRASSOL


A) Expressão oral
a) Descreva o carrossel do parque de diversões.
b) Descreva o carrossel das abelhas.
c) Como se sentem as abelhas brincando no carrossel?
d) Como se sentem as abelhas brincando no carrossel.
e) Se você pudesse brincar com o carrossel das abelhas, quais insetos você colocaria nele? Por quê?


terça-feira, 1 de julho de 2014

B) Vocabulário
1- Substitua as expressões destacadas por sinônimos encontrados no texto.
a) "Ali ficam ela
      Brincando, travessas
      Nas pétalas amarelas."

b)"- marimbondo não pode ir que é bicho ruim!"

c) " Sempre que o sol
       Tinge de anil
       Todo o céu."

2- Consultando o dicionário
a) Procure  o significado  da palavra  girassol.
b)  Transcreva do poema a frase que confirma essa definição de girassol.
c) Procure agora o significado da palavra realejo.
d) Por que a cigarra foi o inseto escolhido para tocar o realejo?

3 - Leia o que está no quadro:

              É redondo e gira em torno de um eixo.
             É redondo e gira acompanhando o sol.
      
a) Escreva o que é o girassol e  o que  e o que é o carrossel, copiando os termos do quadro.
b) Responda :
O que  há de comum entre o girassol e o carrossel?

4- Observe:  Sol, Lua, estrelas e planetas são nomes de corpos celestes. Escreva  cinco nomes de insetos e cinco nomes de cores.

C- Organização do texto
1- Enumere as frases  abaixo  na ordem em que aparecem no poema:

(  ) A provocação para brincar no carrossel.
(  ) O girassol é carrossel  durante o dia.
(  ) A brincadeira e o trabalho das abelhas.
(  ) O girassol é o carrossel  só de abelhas.
(  ) E a brincadeira continua.
(  ) A alegria das abelhas, brincando.
(  ) Entrada proibida a outros insetos.

2- Observe: sol  rima com girassol  porque os sons finais são iguais.
Procure no poema as palavras que rima  com
Anil:
Céu:
Abelhas:
Elas:
Rodador:
Carrossel
D) Interpretação
1- As abelhas não permitiam a entrada de outros insetos no carrossel porque
(a) são egoístas, querem brincar sozinhas.
(b) consideram os outros insetos nocivos.
(c) tiram o mel do girassol, enquanto brincam.
(d)sabem que os insetos têm medo delas.

2-As abelhas convidam:
"-Vamos brincar de carrossel, pessoal?"
No entanto, não permitem a entrada de outros insetos. Escreva por qual motivo não podem entrar
 o marimbondo:
 o besouro:
 a borboleta:
 a cigarra:
3- Marque as alternativas que forem verdadeiras.
(a) As abelhas só brincam em dia de sol.
(b) As pétalas do girassol formam as partes do carrossel.
(c) As abelhas provocam os outros insetos lá de cima.
(d) a cigarra pode entrar, desde que toque seu realejo.

4- Analise cada palavra abaixo e depois  escreva na frente de cada uma, aquilo que ela sugere (cor, movimento, cor e movimento, som).
som
girassol
anil
carrossel
realejo
gira
pétala
flor
roda

5 - No carrossel  do parque, cada criança  toma lugar num carrinho ou cavalo. E no carrossel das abelhas como elas fazem?
 

E) Produção textual
Escolha algumas palavras do poema de Vinícius de Moraes  e acrescente algumas rimas para elas e a partir daí  recrie um outro poema.