domingo, 7 de abril de 2013

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA


RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA

Atividade sugerida para ser realizada no laboratório de informática: pesquisa

            Essa atividade foi desenvolvida com uma turma de alunos do 1º ano do Ensino Médio da E. E. Professora Maria Machado, os quais muito contribuíram para a realização deste trabalho. A proposta foi trabalhar gênero e as características do conto abordando o tema: “A mulher ao longo da história”, por ser um tema de grande amplitude elaboramos um roteiro para subsidiá-los na busca de informações na internet. A professora da turma já havia introduzido o conteúdo e nossa colaboração foi apenas na atividade prática no laboratório.
            1- Como era vista a mulher na sociedade patriarcal?
            2- Qual o perfil da mulher contemporânea?
            3-Atualmente, qual a participação da mulher nos espaços de poder? A posição ocupada pelo sexo feminino sempre foi a mesma ou sofreu alteração ao longo da história?
            4-Listar alguns nomes de mulheres que contribuíram para a cultura no Brasil                   (escritoras, artistas...).
             Foi surpreendente o envolvimento dos alunos na realização dessa tarefa, apenas uma das equipes precisou de intervenção da professora, mas quando entendeu o assunto prosseguiu sem nenhuma dificuldade. Navegaram por vários sites sem se perderem ou desviarem do assunto; descobriram informações relevantes sobre o tema proposto. Além disso, cada equipe investigava seguramente sobre o tema buscando pontos de vista diferenciados, fizeram anotações de vários autores que escreveram a respeito da temática, chegando a conclusões interessantes.          
            Quanto ao relacionamento entre as equipes, durante o trabalho, foi harmonioso e perfeito, pois houve uma colaboração recíproca entre os componentes.
            Em se tratando de ambiente, não podemos dizer o melhor, uma vez que o laboratório de informática da escola está localizado num espaço físico muito pequeno, portanto não deu para acomodar adequadamente a todos. Sendo que, alguns alunos permaneceram em pé durante a pesquisa, contudo se dispuseram a fazer a atividade com muito interesse. Quanto aos computadores, todos estavam funcionando bem.
A pesquisa no laboratório durou aproximadamente cinquenta minutos. Em seguida, retornamos à sala de aula e fizemos a projeção de um vídeo de curta duração: “História das mulheres”, de Jhony Skeika, disponível no site http://www.youtube.com/watch?v=_PJ0zyTF414, cujo assunto está relacionado com o tema da pesquisa e do conto a ser analisado posteriormente.
Logo após a exibição do vídeo, foi distribuída uma folha xerocada do conto “A Gaiola”, de Augusta Faro, para que eles pudessem ler o texto, discutir e realizarem anotações sobre a representação da mulher no conto em questão.
Em um momento posterior, foi realizado um debate, no qual os alunos fizeram colocações acerca da imagem feminina no conto analisado estabelecendo relações com a pesquisa realizada e o vídeo assistido.   
            Acreditamos que o objetivo proposto foi alcançado, pois houve entusiasmo, envolvimento, interesse e participação de todos; inclusive postagens no facebook pelos alunos acerca do trabalho desenvolvido.
            Vale ressaltar que, foi sugerida, por alguns alunos, a realização de mais aulas como as que foram realizadas no decorrer desse trabalho.
            Com relação às possibilidades de uso dessa aula por outras disciplinas, observamos que a temática do conto, vídeo e a pesquisa desenvolvida no laboratório de informática, bem como os procedimentos adotados, poderiam ser facilmente adaptados para outros contextos como as disciplinas: História, Sociologia e Filosofia, bem como nas extensões de séries do segundo e terceiro anos do Ensino Médio. Sendo que Filosofia abordaria a questão da emoção e a razão nos gêneros; História trabalharia a posição ocupada pela na mulher na sociedade patriarcal e a que ela ocupa na contemporaneidade; já na disciplina de Sociologia, exploraria como era a família na sociedade patriarcal, enfatizando a questão dos grupos sociais.
           

ATIVIDADE PRÁTICA


PLANO DE AULA
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA MACHADO
DISCIPLINA:   PORTUGUÊS                     SÉRIE :  1º ano - E. M



PROFESSORAs Waldhett   Barbosa  Matos
                                Maria Clarice Alves Fonseca
                                Maria Valderice  Moreira Rodrigues



TEMAA mulher ao longo da história

 TEMPO PREVISTO :  1h10

 CONTEÚDO:  contos


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
. Inferir as características, o contexto histórico e literário do gênero do conto.
.Desenvolver  a   sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico.
.Apropriar de comportamento leitor  por meio de socialização de atividades desenvolvidas pelos professores e pelos colegas.
.Apreciar a literatura explorando texto literário com seus elementos constitutivos e sua relação com o contexto de criação.


PROCEDIMENTOS DE ENSINO
Pesquisa na Internet
Projeção de vídeo exibida no data show
Trabalho em grupo
Aula expositiva dialogada
Apresentação de trabalhos


RECURSOS  DIDÁTICOS
 Computador ligado à internet
Data show
vídeo
Câmera digital
folhas xerocadas
lápis
 caneta
folha  sulfite

ENCAMINHAMENTOS   METODOLÓGICOS

Primeiro momento
Levantar-se-á  o conhecimento prévio dos alunos sobre o  gênero conto e suas classificações. A seguir, a  professora da turma fará uma abordagem sobre o enredo, as características, tempo e personagens do  gênero textual em estudo.
Em seguida, levar os alunos ao laboratório de informática e pedir a eles para  fazer uma pesquisa sobre o tema sugerido: a mulher  ao longo da história, estabelecendo um prazo de, aproximadamente, uma hora, para que eles possam  fazer as anotações mais  importantes e concluir os dados da pesquisa.

 Roteiro elaborado para pesquisa.
1- Como era vista a mulher na sociedade patriarcal?
2- Qual o perfil  da mulher contemporânea?
3- Atualmente qual  a participação da mulher nos espaços de poder? A posição ocupada pelo sexo feminino sempre foi a mesma  ou sofreu alteração ao longo da história?
4- Listar alguns nomes de mulheres que contribuíram para  cultura no Brasil.

Todas as ações e envolvimento dos alunos, dentro do laboratório, serão observados e  registrados pelos professores.

Segundo momento
Retornar à  sala de aula.  Usando o data show a professora apresentará   o vídeo :"  "  , de curta duração. Após  a exibição deste,  provocar  uma discussão  com os  alunos  sobre a temática enfocada  no vídeo  enfatizando, sobretudo, o papel da mulher ao longo da história.
Todas as  participações  e procedimento s  dos alunos  em relação a aula  serão registrados.

Terceiro momento
Distribuir  para os alunos uma cópia xerocada do conto  A GAIOLA  da autora  Augusta Faro pedir a eles para ler, discutir e analisar o papel da representação da mulher dentro desse conto. O professor deverá orientá-los a fazer a leitura do conto compartilhando ideias e opiniões. Possibilitar a eles  um tempo satisfatório para que eles possam  ler e discutir entre si.
O momento deverá também  ser   observado e registrado pelos professores.

Quinto momento
A professora  mediará  um debate no qual os alunos usando como  embasamento teórico o conto escrito, a pesquisa e o vídeo, farão a socialização do trabalhos da aula daquele dia. A estratégia é definir a importância da representação feminina, comparando o tema em cada gênero estudado, conduzindo-os a ter  uma visão crítica sobre  da representação da  mulher na sociedade ao longo da história.
Solicitar aos alunos que façam a socialização extraclasse também, já que todos eles têm facebook, postar e compartilhar para a comunidade, a opinião deles sobre o trabalho desenvolvido em sala de aula com eles nesse dia,  ou expressar o ponto  vista sobre o papel da mulher na sociedade.


Avaliação

Participação e a interação do aluno no decorrer das atividades.
Registro fotográfico.
Postagem  no  facebook


























CONCEITUANDO HIPERTEXTO


HIPERTEXTO

Em  tempos  modernos  a  tecnologia da informação tem sido uma grande  aliada do homem, são vários os recursos no meio digital os quais contribuem para que a comunicação seja mais completa e eficiente, um dos  exemplos que podemos citar é o hipertexto. Vejamos o que está na enciclopédia digital Wikipédia:  
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
De acordo com as informações contidas no conceito acima fica nítido que podemos  entender que a comunicação provoca mudanças em nossa maneira de ler o texto, cada link ou ícone clicado descortina-se um  riqueza de variedades de assuntos que podemos explorar, um  emaranhado de grandes explicações e possibilidades anexada ao texto base.
Conforme diagrama  abaixo percebe-se que  o hipertexto  está construído por rede  que reúne informações em formato heterogêneo diferente do texto comum, não há uma  linearidade,  o leitor  pode  interagir        com     outros  elementos  tornando  o processo de leitura mais dinâmico e envolvente.
O texto é colorido e as letras, eterna surpresa;                                                                         
 a imagem  por ser surpreendente e a surpresa
opcional;  o som  aparece ou não e, ao cansarmos de
escutar, olhamos, cansando de olhar, lemos; cansando  de
de ler, dialogamos com hindus ou  chineses, e no velho
estilo, cansando de tudo, desligamos. (Bairon,1965).

As palavras  de  Bairon  nos descreve  de forma
criativa, e até mesmo poética, o que pode conter
um hipertexto.De maneira inusitada o espaço pode ser um local de interatividade e passível de abrigar as mais diversificadas informações on line.

Portanto, o hipertexto pode ser um incentivo que pode enriquecer as nossas aulas e, um valioso recurso que pode contribuir para que nossos alunos  ampliem o universo do seu aprendizado de forma atrativa.

                                        

PERCEPÇÕES AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS LIVREMENTE-


Navegar à deriva

Enveredar  por  caminhos  desconexos, sem rumo num    vasto mundo de informações, nos indica um rumo incerto, por caminhos desconhecidos entre tão desencontradas ideias, imagens, sons e teorias, convincentes ou não, assim é experiência de navegar à deriva.
É sempre um desafio, pois  instiga nossa curiosidade em buscar novos links, aprofundar nos conteúdos que estão expostos observando a riqueza e a variedade de assuntos que podem ser explorados a cada nova busca, num vaivém de informações nas mais diversas áreas do conhecimento. Os inúmeros links que vão se abrindo, facilitam a compreensão do que está sendo pesquisado;  é como uma mágica, basta digitar a palavra e... pronto! Penetramos num mundo fantástico!
À proporção que avançamos  vamos  nos  aprofundando num emaranhado  sem limite de informações, implica ir além das fronteiras a fim de olhar, adentrar  sem receio por  caminhos novos para uma desafiadora realidade: palavras, imagens coloridas ou não, vão compondo um cenário espetacular e enriquecendo o universo de quem gosta de se aventurar em busca de conhecimentos.
 Não sei quantos sites visitei ou mesmo quantos  links cliquei, mas o importante é que não me perdi durante a pesquisa a procura do conceito de hipertexto e consegui alcançar o objetivo proposto.
A experiência de navegar à deriva é fascinadora, mas ao mesmo tempo, é preciso termos criticidade  para selecionar o que é útil e descartar o que é inútil,  pois o próprio emaranhado  pode deturpar a comunicação com fartas informações inseguras é preciso, então, ter cautela e precaução para não nos enveredarmos por caminhos inseguros.


TECNOLOGIAS NA E. E. MAJOR ALEXANDRE RODRIGUES


   As tecnologias na educação são consideradas hoje recursos importantes na medida em que modifica e amplia a forma de mediação entre professores e alunos e  no ensino/aprendizagem, rompendo o pensamento hierarquizado dessa relação.
   O assunto abordado na  entrevista  com os professores foi: Como as TIC's estão sendo utilizadas pelos professores da Escola Major Alexandre com seus alunos e o real acesso dos alunos e educadores a estas tecnologias. 
  O quadro docente da escola é composto de vinte e cinco professores; para realizar este trabalho foram entrevistados quinze desses, questionando-os sobre o uso dos  recursos tecnológicos em sua prática pedagógica. Os dados obtidos revelaram que o uso das tic's ainda é incipiente, visto que, alguns docentes desconhecem o funcionamento de alguns desse recursos e não têm capacitação, diante do que a escola  oferece e disponibiliza. 
  Pelo levantamento feito na escola  cientificamos que a escola possui os seguintes recursos tecnológicos: computadores, data show, notebook, câmera digital, áudio, impressora, calculadora, retroprojetor, filmadora, sistema de som amplificado, fax, tv,aparelho de DVD, e outros...
  Tal pesquisa serviu ainda como diagnóstico para uma reflexão e maior conscientização acerca do uso das novas tecnologias e sua importância na complementação da aprendizagem dos alunos.
   Embora muitos alunos já sabem lidar com várias tecnologias em sua rotina, percebemos que, o uso dos recursos disponíveis na escola são pouco utilizados no cotidiano escolar. O uso se restringe a visitas esporádicas ao laboratório de informática, onde alguns  professores trabalham com pesquisas, jogos interativos e o uso de rede sociais.
 Portanto, chegamos a conclusão que mesmo a escola estando bem equipada, estes recursos tecnológicos estão sendo pouco utilizados por falta de qualificação dos profissionais, deixando de lado seu principal objetivo que é formar cidadãos preparados para analisar criticamente os excessos de informações e transformações ocorridas na atualidade.






O USO DA TECNOLOGIA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO




O USO DA TECNOLOGIA NO MUNDO CONTEMPÂNEO
     O mundo passa por inúmeras transformações e tudo acontece rapidamente. O que hoje é novidade, amanhã,  porém,  já não se considera inusitado mais. Quanto mais se aprende mais se tem   a aprender.
   As inovações na tecnologia, na ciência e nas demais   áreas do conhecimento se alavancam  e avançam a cada dia; bombardeios de informações  chegam às pessoas nos mais  longíquos   lugares,  em tempo recorde.  É perceptível  a  rapidez com que essas  mudanças  e transformações ocorrem no mundo , na sociedade ou na escola,  pois, reflete na vida de cada pessoa,  no ambiente de trabalho  ou no lugar onde vive, exigindo assim, novas competências de aprendizagem para interpretar   a realidade a qual  está inserido.
   Sendo assim, a tecnologia da informação está mudando o nosso jeito de conhecer o mundo, o modo de nos relacionarmos  com as pessoas,  a forma de enfrentamento  da  realidade,  forjando até mesmo o nosso jeito de pensar.  A cada  dia  impõe  novos desafios para nossa capacidade de formular, escutar, organizar e ensinar.  É   nova cultura do aprender   a  aprender.
   Além disso, na sociedade, hoje, somos chamados também a descobrir fórmulas ou meios  significativos para subsidiar ao homem contemporâneo ,  pois  a tecnologia  chega  e, sutilmente,  influencia em tudo a vida das pessoas ,  o modo  de conhecer,  comunicar , agir  e viver,  como prescrição para um novo aprendizado de  uma nova era.
  Qual o papel da escola nesse panorama   atual ?  Ela tem sido organizadora de aprendizagens?  Dentro do espaço  escolar  faz-se necessário também observar essa realidade, e a partir daí , propor mudanças , uma vez que  a  escola é mediadora entre a sociedade  e a vida,  é lá  o lugar  onde se prepara  cidadãos para vencer  desafios,  capacita pessoas para se tornar  sujeitos das suas próprias ações intelectuais. No entanto  como instituição,  ela precisa repensar o seu papel de ensinar, para tornar-se organizadora  de aprendizagens , pois se não o fizer ficará estagnada no tempo.
   Para isso ela  deve  rever métodos  que estão ultrapassados  e  já não são suficientes , procurar organizar de forma  mais coerente seu espaço para  uma melhor adaptação ao ritmo acelerando do mundo hoje. Possivelmente ajustar currículos e procedimentos pedagógicos, capacitar professores ,  prover meios  capazes, de fato, de preparar o educando para gerenciar seus conhecimentos, instigando-os a ter uma atuação mais autônoma, mais cidadã e transformadora na sociedade em que vivem  e convivem.
   Educar para a sociedade atual requer um trabalho que não pode ficar restrito à transmissão de conhecimentos, mas conhecer e empregar as diferentes  fontes  de informação e recursos tecnológicos disponíveis para a construção do conhecimento e a melhoria das relações sociais, valorizar a qualidade de vida em relação ao bem estar em todas as suas dimensões e ao bem estar coletivo. Nesse contexto supõe-se a sociedade do conhecimento.
  Logo, toda essa imersão na tecnologia e o consequente acesso ilimitado à informação exigem diferentes combinações de conhecimentos de várias ordens; requer o uso de diferentes capacidades para compreender  a  evolução do mundo a nossa volta e agir nele.

Escola Estadual Major Alexandre  Rodrigues
Giselle Alves Costa
Maria Clarice Alves Fonseca


APRESENTAÇÃO








APRESENTAÇÃO

A missão de um educador é constante, é uma eterna busca. Educar é procurar novas estratégias, é estar atento aos acontecimentos do mundo, às descobertas  da ciência e a outras invenções, por meio da tecnologia, em todas as áreas do conhecimento. É necessário, pois, estar antenado com o que acontece, pois, as  transformações  ocorrem também em nosso país e a nossa volta e elas são constantes, por isso requer de nós  agilidade e dinamismo para compreendê-las.

Foi pensando assim que me propus a participar deste curso  sobre Tecnologias na Educação – ensinando e aprendendo com as TIC’s  consciente de que o uso das tecnologias tem grande  importância para a melhoria da qualidade na educação contemporânea.

O curso tem sido muito interessante e nos desafia a repensar nossa prática pedagógica no cotidiano a partir de um espírito empreendedor, além  de outras competências e habilidades que adquirimos no decorrer  deste.

Este espaço destina-se a publicação dos trabalhos e atividades  realizados nesse curso.

PORTFÓLIO DO CURSO 100 HORAS





  CURSO PROINFO  - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:       
    ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC'S






     













NOME DO CURSISTA: MARIA CLARICE ALVES FONSECA
TURMA DA E.E. MAJOR ALEXANDRE RODRIGUES
FORMADORA: MARIA DE LOURDES MATOS





MIRABELA -MG