domingo, 29 de julho de 2012

A estrelinha verde



Bom Dia Amigos!!

Trago-lhes hoje essa mensagem que fala sobre a esperança... A esperança que carregamos em nossos corações.

Reflitam!!!

Era uma vez... milhões e milhões de estrelas no céu. Havia estrelas de todas as cores: brancas, lilases, prateadas, douradas, vermelhas, azuis. Um dia, elas procuraram o Senhor Deus Todo Poderoso, o Senhor Deus do Universo, e disseram-lhe:

- Senhor Deus, gostaríamos de viver na Terra entre os homens.

E Deus respondeu que já que assim desejavam, que assim seria feito:

- Conservarei todas vocês pequeninas como são vistas e podem descer à Terra. Conta-se que naquela noite, houve uma linda chuva de estrelas. Algumas se aninharam nas torres das igrejas, outras foram brincar e correr com os vaga-lumes no campo, outras misturaram-se aos brinquedos das crianças e a Terra ficou maravilhosamente iluminada. Porém, passado algum tempo, as estrelas resolveram abandonar os homens e voltar para o Céu, deixando a Terra escura e triste.

- Porque voltaram? - perguntou Deus á medida que elas chegavam ao céu.

- Senhor, não nos foi possível permanecer na Terra, lá existe muita miséria, muita desgraça, fome, muita violência, muita guer-ra, maldades e muita doença.

E o Senhor lhes disse:

- Claro, o lugar de vocês é aqui no céu. A Terra é o lugar transitório, daquilo que passa, do ruim, daquele que cai, daquele que morre e onde nada é perfeito. Aqui no céu é o lugar da perfeição. O lugar onde tudo é imutável, onde tudo é eterno, onde nada perece.

Depois de chegarem todas as estrelas e conferido seu número, Deus notou a falta de uma estrela e perguntou aos anjos por ela. Um deles respondeu:

- A estrela que está faltando resolveu ficar entre os homens; ela descobriu que o seu lugar é exatamente onde existe a imper-feição, onde há limites, onde as coisas não vão bem.

- Mas, que estrela é esta? - voltou Deus a perguntar.

- Por coincidência, Senhor, era a única estrela desta cor. A estrela verde. A cor do sentimento da esperança.

E quando então olharam para a Terra, a estrela já não estava só. A Terra estava novamente iluminada, porque havia uma estrela verde no coração de cada pessoa. Porque o único sentimento que Deus não tem, é a esperança. Deus já conhece o futuro, e a esperança é própria da natureza humana. Própria daquele que cai, daquele que erra, daquele que não é perfeito, daquele que ainda não sabe como será o seu futuro."

Que a estrela verde permaneça sempre em seus corações.

Les Marionettes - Chistophe

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Pensamento do Dia

"Posso envelhecer, meu coração há de permanecer sempre jovem. Renasço cada manhã e canto: Glória ao homem que em mim novo se ergue e morra o homem que eu deixei de ser."
(desconheço o autor )

terça-feira, 1 de maio de 2012

A evolução e a educação

Para refletir

Plantando Sementes pela Vida
Um homem morava numa cidade grande e trabalhava numa fábrica.
Todos os dias ele pegava o ônibus e viajava cinqüenta minutos até o trabalho.
À tardinha fazia a mesma coisa voltando para a casa.
No ponto seguinte ao que homem subia, entrava uma velhinha, que procurava sempre sentar na janela.
Abria a bolsa tirava um pacotinho e passava a viagem toda jogando alguma coisa para fora do ônibus.
Um dia, o homem reparou na cena. Ficou curioso. No dia seguinte, a mesma coisa.
Certa vez o homem sentou-se ao lado da velhinha e não resistiu:
- Bom tarde, desculpe a curiosidade, mas o que a senhora esta jogando pela janela?
- Boa tarde, respondeu a velhinha.
- Jogo sementes.
- Sementes? Sementes de que?
- De flor. É que eu viajo neste ônibus todos os dias. Olho para fora e a estrada é tão vazia.
E gostaria de poder viajar vendo flores coloridas por todo o caminho... Imagine como seria bom.
- Mas a senhora não vê que as sementes caem no asfalto, são esmagadas pelos pneus dos carros, devoradas pelos passarinhos... A senhora acha que essas flores vão nascer aí, na beira da estrada?
- Acho, meu filho. Mesmo que muitas sejam perdidas, algumas certamente acabam caindo na terra e com o tempo vão brotar.
- Mesmo assim, demoram para crescer, precisam de água...
- Ah, eu faço minha parte. Sempre há dias de chuva. Além disso, apesar da demora, se eu não jogar as sementes, as flores nunca vão nascer .
Dizendo isso, a velhinha virou-se para a janela aberta e recomeçou seu "trabalho".
O homem desceu logo adiante, achando que a velhinha já estava meio "caduca".
O tempo passou...
Um dia, no mesmo ônibus, sentado à janela, o homem levou um susto, olhou para fora e viu margaridas na beira da estrada, hortênsias azuis, rosas, cravos, dálias... A paisagem estava colorida, linda.
O homem lembrou-se da velhinha, procurou-a no ônibus e acabou perguntando para o cobrador, que conhecia todo mundo.
- A velhinha das sementes? Pois é, morreu de pneumonia no mês passado.
O homem voltou para o seu lugar e continuou olhando a paisagem florida pela janela. "Quem diria, as flores brotaram mesmo", pensou. "Mas de que adiantou o trabalho da velhinha?
A coitada morreu e não pode ver esta beleza toda".
Nesse instante, o homem escutou uma risada de criança.
No banco da frente, um garotinho apontava pela janela  entusiasmado:
- Olha, mãe, que lindo, quanta flor pela estrada... Como se chamam aquelas azuis?
Então, o homem entendeu o que a velhinha tinha feito. Mesmo não estando ali para contemplar as flores que tinha plantado, a velhinha devia estar feliz. Afinal, ela tinha dado um presente maravilhoso para as pessoas.
No dia seguinte, o homem entrou no ônibus, sentou-se numa janela e tirou um pacotinho de sementes do bolso...
Desconheço o autor

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Projeto de Aprendizagem

Tema: A Inclusão digital dos alunos da EJA da E. E. Major Alexandre Rodrigues  

Dúvidas Temporárias

  • Como os alunos da EJA tem usado os recursos tecnológicos digitais no cotidiano?
  • Por que jovens e adultos estão ficando excluídos do mundo digital?
  • Qual a melhor alternativa para que a inclusão digital realmente aconteça?
  • Como possibilitar o acesso desse grupo às novas tecnologias?
  • O professor da EJA é capaz de integrar a informática nas atividades pedagógicas de uma maneira crítica e criativa?

Certezas Provisórias

  • É necessária a inclusão digital de jovens e adultos nessa nova era tecnológica, fazendo com que este grupo leve os conhecimentos adquiridos na escola para a sua realidade, utilizando as diversas tecnologias.
  •  O uso da tecnologia digital na EJA nas escolas, embora equipadas, ainda é incipiente. 
  • A escola é o principal agente de inserção da EJA na tecnologia digital.
  •  o receio e insegurança por parte desse grupo e quanto à superação do medo proveniente do desconhecido.
  • As perspectivas dos alunos da EJA se dá pela compreensão e prática na vida cotidiana dos alunos.

TECNOLOGIA NA ESCOLA E NA SOCIEDADE

         A formação humana se dá por diversos meios e em diversos lugares, como no seio da família, na escola e também na sociedade. Conceber a Educação, já no Século XXI, sem ajuda da tecnologia, torna-se impossível de se concretizar em plenitude a formação do homem e sua inclusão na era digital, embora ainda são muitos os desafios a serem enfrentados.
          É preciso analisar o passado para compreender melhor o presente e o futuro.
         Em face as exigências da vida moderna torna-se inviável que a Educação não contemple no currículo das escolas novas perspectivas, novos recursos, novas modalidades de ensino incorporando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Analisando, criticamente, os problemas advindos e interferindo sobre eles sempre em busca de soluções para os desafios encontrados.
         Com a incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação, há uma perspectiva de melhoria do ensino e aprendizagem, uma vez que as crianças e os jovens da atual geração, acostumados aos games, têm domínio e destreza para utilizar tais tecnologias, haverá possibilidade de melhor entrosamento entre os professores e alunos.
        Olhando por outro prisma, há outros grupos de profissionais, professores e alunos de outra faixa etária que não têm o mesmo desempenho na utilização destes recursos, porque vêm de uma geração que não tiveram a mesma oportunidade, ocasionando a eles um estranhamento, uma distância como se fosse algo incessível  em relação ao que se considera novo. É preciso, então, vencer essa distância. De que forma?
       Para que a Educação tome novos rumos, é preciso fortalecer ações que visam a capacitar professores e outros profissionais para que estejam aptos a desfrutar do uso desses recursos em sala de aula e implementar novas formas na prática pedagógica. E a escola é a promotora dessas mudanças; é ponte que liga sociedade - escola -sociedade.
       É imprescindível ainda animar e motivar os professores para essa prática; para que eles possam proporcionar aos alunos a oportunidade de defrontar com pontos de vistas diferentes, conteúdos renovados, aulas e atividades interativas incorporadas das novas tendências de ensino, assim o aluno terá espaço e exploração garantidos, extrapolando o universo da sala de aula, aproximando tecnologia versus realidade.
       A escola não tem razão de ser em si mesma; a relação entre escola e sociedade é alvo de uma transformação contínua. É por meio do conhecimento, do domínio da ciência e do desenvolvimento tecnológico que o homem adquire meios para transformar a realidade em que está inserido.
      Os educadores têm o seu papel primordial de mediadores nesse processo de aprendizagem, como também a missão de colaborar para a formação de valores e de uma base ética que oriente seus alunos para o uso correto do saber científico, estético e tecnológico.
      Assim sendo se dará a formação do homem, dentro de um contexto temporal, em consonância com seu espaço e, sobretudo, se dará por meio da Educação que o inserirá no mundo da era digital e ele será o sujeito da sua própria história.

Quem sou eu

Eu sou Clarice, professora da Escola Professora Maria Machado  e Major Alexandre Rodrigues