PLANO
DE AULA
ESCOLA ESTADUAL MAJOR
ALEXANDRE RODRIGUES
DISCIPLINA: LÍNGUA
PORTUGUESA
SÉRIE:
8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORAS:
Cíntia
Clésia Paiva
Maria
Clarice Alves Fonseca
Valderice
Moreira Matos
Waldhett
Barbosa Matos
TEMA:
Autorretrato.
TEMPO PREVISTO:
Aproximadamente quatro aulas de 50 minutos.
CONTEÚDO:
Identidade Pessoal.
OBJETIVO GERAL
·
Desenvolver a prática da escrita e de
leitura de linguagens de vários gêneros literários, artísticos.
·
Desenvolver capacidades orais de perguntar e
conduzir uma conversa com um tema conduzido.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Aprimorar a sensibilidade estética, a imaginação,
a criatividade e o senso crítico do aluno.
·
Apropriar
o comportamento de leitor por meio de socialização de atividades desenvolvidas
pelos professores e os colegas.
·
Conhecer e apreciar a arte.
·
Esboçar o autorretrato.
·
Trabalhar com um destinatário real para
a produção escrita.
·
Analisar os níveis de formalidade e de
informalidade da língua no meio digital.
·
Desenvolver a capacidade de escrita, a
partir da produção de uma autobiografia.
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
·
Sondagem acerca dos reais interesses do
aluno.
·
Aula expositiva dialogada.
·
Trabalho em grupo.
·
Exposição de mural.
RECURSOS DIDÁTICOS
·
Data show.
·
Vídeo.
·
Telefone celular.
·
Folhas xerocadas.
·
Lápis preto, lápis de colorir.
·
Borracha.
·
Papel sulfite.
·
Câmera digital.
ENCAMINHAMENTOS
METODOLÓGICOS
Primeira etapa
Apresentar, por meio de slides e também
em folha xerocada, o poema “TRADUZIR-SE” de Ferreira Gullar. Ler com
os alunos e fazer uma análise oral pontuando algumas interrogativas: Cada um de
nós é de um jeito. Será que cada um de nós é do jeito que pensa ser? Ou do
jeito que os outros pensam que somos? Quem é você? Você sabe? Ferreira Gullar tentou traduzir
seu “eu” em palavras e com arte. Vejamos:
TRADUZIR-SE
Segunda etapa
Projeção do vídeo Autorretrato disponível em: http://youtu.be/Paxyf9_UBYc.
Nessa etapa será explorada e analisada a
linguagem empregada no vídeo, levando-o a refletir sobre a necessidade do
domínio da norma culta da língua.
Terceira etapa
Produção de autorretrato por meio de um
desenho que posteriormente será exposto em um mural.
Quarta etapa
Produção escrita
de autobiografia pelos alunos.
Convidá-los a relatar a sua história,
um registro escrito de suas marcas pessoais, suas lembranças mais queridas e
fatos relevantes de sua vida. É importante que, desde o início, eles saibam que
vão escrever uma autobiografia. Nesse primeiro momento, o principal objetivo do
trabalho é estimular a capacidade criadora, da apropriação da linguagem escrita
e da adequação da norma culta. Para instigar a criatividade do aluno deverá ser
feito alguns questionamentos orais que o levará à reflexão acerca do seu “eu”.
Exemplos: Quem é você? Você sabe?... Se você pensou um pouquinho, já
deve ter algumas ideias sobre você. Pense em algumas características que você
acha que tem e comece a escrever. Será que por meio de sua identidade
seus colegas poderão reconhecê-lo?
Nesse,
depois de produzida a autobiografia, a mesma será exposta em um mural juntamente
com o autorretrato (desenho) produzido, anteriormente, pelo aluno.
Quinta etapa
Uso do celular como recurso tecnológico.
A classe será dividida em equipes,
sendo que cada grupo escolherá um representante e traçará o perfil desse,
apresentando as suas características em uma mensagem escrita no celular. Sendo
que a referida mensagem será enviada a outra equipe, previamente determinada
pelo professor. Vale ressaltar que o dono do perfil traçado não será
identificado pela equipe remetente, uma vez que caberá à equipe destinatária da
mensagem a tarefa de identificar a quem pertence aquele perfil.
Sexta etapa
Confronto dos textos verbais -
autobiografia e mensagem do celular- com o texto não verbal- desenho.
Nessa etapa, a equipe tentará por meio
do confronto entre os três textos descobrir quem é o colega retratado na
mensagem do celular. Vale destacar que, nesse momento, se fará uso dos textos –
autorretrato por meio do desenho e a autobiografia- expostos no mural
anteriormente montado.
Sétima etapa
Exploração das linguagens utilizadas.
O professor analisará com os alunos as
linguagens utilizadas no desenho, no vídeo, na autobiografia e na mensagem do
celular, levando-os refletir sobre as múltiplas linguagens do século XXI e a
necessidade de adequação das mesmas a cada situação de comunicação.
Avaliação
Participação e interação dos alunos em todas as etapas do trabalho.
Produção de texto escrito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário