ALUNAS:
CÍNTIA
CLÉSIA PAIVA
MARIA CLARICE ALVES FONSECA
VALDERICE MOREIRA MATOS
WALDHETT BARBOSA MATOS
PROFESSORA: MARIA DE LOURDES MATOS
Atividade
3.2 Contextualizando a mudança - da teoria à prática
Descrição
de execução da atividade 3.2
A
execução do plano de aula foi realizada com a turma do 8º ano do ensino
fundamental da Escola Estadual Major Alexandre Rodrigues. A aula foi ministrada
com êxito, conseguimos realizar conforme estava previsto, com aceitação global
dos alunos e efetiva participação dos mesmos, pois se mostravam comprometidos e
atentos o tempo todo; houve pequenas interferências dos professores para
ajustes necessários.
Na
condução da aula, primeiramente apresentamos à turma, por meio de slides e também
em folha xerocada, o poema “TRADUZIR-SE” de Ferreira Gullar. Logo
após a leitura, exploração e discussão acerca do poema acima, foi
feita a projeção do vídeo autorretrato, disponível em: http://youtu.be/Paxyf9_UBYc. Em seguida, solicitamos aos alunos que fizessem um
autorretrato utilizando a linguagem não verbal. De posse desse material
produzido, montamos um mural para apreciação de todos.
Na
sequência dos trabalhos, cada discente redigiu a sua autobiografia, sendo que
alguns desses, voluntariamente, fizeram a leitura do texto produzido para a
classe.
Em outro momento, com os alunos
distribuídos em grupos, realizamos uma oficina de produção de texto, na qual
cada grupo
escolheu um representante e esboçou o perfil desse, apresentando as suas
características em uma mensagem escrita sem identificação. Procuramos
aqui, inserir o uso do celular para a
escrita do perfil e o envio
da mensagem para o outro grupo descobrir de quem se tratava. Logo depois dos alunos
lerem e identificarem o dono do perfil traçado, foram realizados questionamentos
que os levaram à reflexão sobre as múltiplas facetas da linguagem usadas no
decorrer dos trabalhos .
Fizemos uma avaliação e
vimos que foi uma experiência muito bem sucedida. A partir da opinião e
compatibilidade dos recursos favoreceu-se a participação de todos os alunos nas
atividades propostas. Vale ressaltar, que foi bastante produtivo o uso do
celular como instrumento pedagógico na forma de interação, amizade e abertura
ao novo.
Admitimos
e reafirmamos que a soma de todos esses itens nos ajuda a recriar e a melhorar
nossa prática docente no dia a dia, principalmente, quando vamos iniciar um
conteúdo novo, pois podemos renovar a cada momento, em cada gesto, atitude e olhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário