sexta-feira, 31 de maio de 2013

ATIVIDADE 3.2 - CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA - DA TEORIA À PRÁTICA

ALUNAS: CÍNTIA CLÉSIA PAIVA
                   MARIA CLARICE ALVES FONSECA
                   VALDERICE MOREIRA MATOS
                  WALDHETT BARBOSA MATOS
PROFESSORA: MARIA DE LOURDES MATOS

Atividade 3.2 Contextualizando a mudança - da teoria à prática
Descrição de execução da atividade 3.2

            A execução do plano de aula foi realizada com a turma do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Major Alexandre Rodrigues. A aula foi ministrada com êxito, conseguimos realizar conforme estava previsto, com aceitação global dos alunos e efetiva participação dos mesmos, pois se mostravam comprometidos e atentos o tempo todo; houve pequenas interferências dos professores para ajustes necessários.
            Na condução da aula, primeiramente apresentamos à turma, por meio de slides e também em folha xerocada, o poema “TRADUZIR-SE” de Ferreira Gullar. Logo após a leitura, exploração e discussão acerca do poema acima, foi feita a projeção do vídeo autorretrato, disponível em: http://youtu.be/Paxyf9_UBYc. Em seguida, solicitamos aos alunos que fizessem um autorretrato utilizando a linguagem não verbal. De posse desse material produzido, montamos um mural para apreciação de todos.
Na sequência dos trabalhos, cada discente redigiu a sua autobiografia, sendo que alguns desses, voluntariamente, fizeram a leitura do texto produzido para a classe.
            Em outro momento, com os alunos distribuídos em grupos, realizamos uma oficina de produção de texto, na qual cada grupo escolheu um representante e esboçou o perfil desse, apresentando as suas características em uma mensagem escrita sem identificação. Procuramos aqui,  inserir o uso do celular para a escrita do perfil e  o  envio  da mensagem  para o outro  grupo descobrir  de quem se tratava. Logo depois dos alunos lerem e identificarem o dono do perfil traçado, foram realizados questionamentos que os levaram à reflexão sobre as múltiplas facetas da linguagem usadas no decorrer dos trabalhos .
Fizemos uma avaliação e vimos que foi uma experiência muito bem sucedida. A partir da opinião e compatibilidade dos recursos favoreceu-se a participação de todos os alunos nas atividades propostas. Vale ressaltar, que foi bastante produtivo o uso do celular como instrumento pedagógico na forma de interação, amizade e abertura ao novo.

            Admitimos e reafirmamos que a soma de todos esses itens nos ajuda a recriar e a melhorar nossa prática docente no dia a dia, principalmente, quando vamos iniciar um conteúdo novo, pois podemos renovar a cada momento, em cada gesto, atitude e olhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário