ALUNAS:
CÍNTIA
CLÉSIA PAIVA
MARIA CLARICE ALVES FONSECA
VALDERICE MOREIRA MATOS
WALDHETT BARBOSA MATOS
PROFESSORA: MARIA DE LOURDES MATOS
Atividade
3.2 Contextualizando a mudança - da teoria à prática
Relatório
de atividade de planejamento
A
turma escolhida para aplicação da atividade proposta nessa unidade foi uma
turma de 8º ano, do ensino fundamental, da Escola Estadual Major Alexandre
Rodrigues. O ponto de partida para a escolha do tema foi usar estratégias bastante
simples. Inicialmente, usando o micro
system exibimos a mensagem "Ser
semente" - cujo autor desconhecemos - para reflexão com a turma,
deixando que cada qual pudesse dar sua contribuição, expressar seu ponto de
vista. E a partir daí, pela prática da escuta, começamos a sondagem, fomos
direcionando as perguntas sem que os alunos percebessem nossa intenção. Embora
o objetivo principal fosse sondar a preferência do real interesse deles, fomos
ouvindo e anotando os anseios, as queixas, os sonhos, enfim, as dúvidas e as certezas
de tal forma que ficassem registradas todas as participações e as visões dos
mesmos.
Utilizamos alguns questionamentos tais
como:
·
Que capacidade mágica vocês gostariam de
ter?
·
De que forma, elas refletem os desejos e
as fantasias de vocês?
·
Quais as mudanças vocês gostariam de
fazer para que o mundo fosse melhor?
·
Como vocês avaliam os estudos?
·
O que vocês acham que precisam estudar
mais?
·
Como vocês podem fazer para desenvolver
novas capacidades?
·
Dentre os assuntos tratados aqui, o que
vocês gostariam de aprender?
A partir dessa conversa
amistosa e bem descontraída, eles mencionaram diversos assuntos: drogas,
prostituição infantil, desenho e identidade pessoal. Sendo que o último assunto
foi o citado pela turma, uma vez que o desejo de falar sobre si prevaleceu
sobre os demais.
Diante
disso, consideramos que o melhor ponto de partida para a realização do nosso
trabalho seria a elaboração de um autorretrato, pois o mesmo seria uma forma de
contemplar as percepções dos alunos acerca do modo como cada um se vê. Tendo em
vista o sucesso da realização de tal atividade, optamos por utilizar oficinas e
estratégias diferenciadas bem como aparelho de celular, data show, vídeos e
outros que fossem necessários, e que, além de despertar o interesse dos alunos
os levassem a uma aprendizagem efetiva sobre assunto.
A nossa expectativa é de que a aula contribua
para desenvolver habilidades e competências típicas, visando a desenvolver um
novo olhar sobre si mesmo, percepções do cotidiano e as relações humanas que se
estabelecem. Pretende-se ainda, que o aluno reflita sobre as novas
significações e utilização da linguagem e suas múltiplas facetas no século XXI;
os níveis de formalidade e de informalidade da língua no meio digital; colocando-se
como cidadão diante de uma realidade e depreendendo as informações sociais e
culturais que ela transcende.
São
esse os dados previsíveis e os mesmos foram construídos na ordem do coletivo da
sala, visando à construção de uma competência pautada no real interesse de
nossos alunos.
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