sexta-feira, 31 de maio de 2013

ATIVIDADE 3.2 - CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA - DA TEORIA À PRÁTICA

ALUNAS: CÍNTIA CLÉSIA PAIVA
                   MARIA CLARICE ALVES FONSECA
                   VALDERICE MOREIRA MATOS
                  WALDHETT BARBOSA MATOS
PROFESSORA: MARIA DE LOURDES MATOS

Atividade 3.2 Contextualizando a mudança - da teoria à prática
Relatório de atividade de planejamento

                A turma escolhida para aplicação da atividade proposta nessa unidade foi uma turma de 8º ano, do ensino fundamental, da Escola Estadual Major Alexandre Rodrigues. O ponto de partida para a escolha do tema foi usar estratégias bastante simples.  Inicialmente, usando o micro system exibimos a mensagem "Ser semente" - cujo autor desconhecemos - para reflexão com a turma, deixando que cada qual pudesse dar sua contribuição, expressar seu ponto de vista. E a partir daí, pela prática da escuta, começamos a sondagem, fomos direcionando as perguntas sem que os alunos percebessem nossa intenção. Embora o objetivo principal fosse sondar a preferência do real interesse deles, fomos ouvindo e anotando os anseios, as queixas, os sonhos, enfim, as dúvidas e as certezas de tal forma que ficassem registradas todas as participações e as visões dos mesmos.          
Utilizamos alguns questionamentos tais como:
·         Que capacidade mágica vocês gostariam de ter?
·         De que forma, elas refletem os desejos e as fantasias de vocês?
·         Quais as mudanças vocês gostariam de fazer para que o mundo fosse melhor?
·         Como vocês avaliam os estudos?
·         O que vocês acham que precisam estudar mais?
·         Como vocês podem fazer para desenvolver novas capacidades?
·         Dentre os assuntos tratados aqui, o que vocês gostariam de aprender?
A partir dessa conversa amistosa e bem descontraída, eles mencionaram diversos assuntos: drogas, prostituição infantil, desenho e identidade pessoal. Sendo que o último assunto foi o citado pela turma, uma vez que o desejo de falar sobre si prevaleceu sobre os demais.
            Diante disso, consideramos que o melhor ponto de partida para a realização do nosso trabalho seria a elaboração de um autorretrato, pois o mesmo seria uma forma de contemplar as percepções dos alunos acerca do modo como cada um se vê. Tendo em vista o sucesso da realização de tal atividade, optamos por utilizar oficinas e estratégias diferenciadas bem como aparelho de celular, data show, vídeos e outros que fossem necessários, e que, além de despertar o interesse dos alunos os levassem a uma aprendizagem efetiva sobre assunto.
             A nossa expectativa é de que a aula contribua para desenvolver habilidades e competências típicas, visando a desenvolver um novo olhar sobre si mesmo, percepções do cotidiano e as relações humanas que se estabelecem. Pretende-se ainda, que o aluno reflita sobre as novas significações e utilização da linguagem e suas múltiplas facetas no século XXI; os níveis de formalidade e de informalidade da língua no meio digital; colocando-se como cidadão diante de uma realidade e depreendendo as informações sociais e culturais que ela transcende.

            São esse os dados previsíveis e os mesmos foram construídos na ordem do coletivo da sala, visando à construção de uma competência pautada no real interesse de nossos alunos.

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