domingo, 7 de abril de 2013

O USO DA TECNOLOGIA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO




O USO DA TECNOLOGIA NO MUNDO CONTEMPÂNEO
     O mundo passa por inúmeras transformações e tudo acontece rapidamente. O que hoje é novidade, amanhã,  porém,  já não se considera inusitado mais. Quanto mais se aprende mais se tem   a aprender.
   As inovações na tecnologia, na ciência e nas demais   áreas do conhecimento se alavancam  e avançam a cada dia; bombardeios de informações  chegam às pessoas nos mais  longíquos   lugares,  em tempo recorde.  É perceptível  a  rapidez com que essas  mudanças  e transformações ocorrem no mundo , na sociedade ou na escola,  pois, reflete na vida de cada pessoa,  no ambiente de trabalho  ou no lugar onde vive, exigindo assim, novas competências de aprendizagem para interpretar   a realidade a qual  está inserido.
   Sendo assim, a tecnologia da informação está mudando o nosso jeito de conhecer o mundo, o modo de nos relacionarmos  com as pessoas,  a forma de enfrentamento  da  realidade,  forjando até mesmo o nosso jeito de pensar.  A cada  dia  impõe  novos desafios para nossa capacidade de formular, escutar, organizar e ensinar.  É   nova cultura do aprender   a  aprender.
   Além disso, na sociedade, hoje, somos chamados também a descobrir fórmulas ou meios  significativos para subsidiar ao homem contemporâneo ,  pois  a tecnologia  chega  e, sutilmente,  influencia em tudo a vida das pessoas ,  o modo  de conhecer,  comunicar , agir  e viver,  como prescrição para um novo aprendizado de  uma nova era.
  Qual o papel da escola nesse panorama   atual ?  Ela tem sido organizadora de aprendizagens?  Dentro do espaço  escolar  faz-se necessário também observar essa realidade, e a partir daí , propor mudanças , uma vez que  a  escola é mediadora entre a sociedade  e a vida,  é lá  o lugar  onde se prepara  cidadãos para vencer  desafios,  capacita pessoas para se tornar  sujeitos das suas próprias ações intelectuais. No entanto  como instituição,  ela precisa repensar o seu papel de ensinar, para tornar-se organizadora  de aprendizagens , pois se não o fizer ficará estagnada no tempo.
   Para isso ela  deve  rever métodos  que estão ultrapassados  e  já não são suficientes , procurar organizar de forma  mais coerente seu espaço para  uma melhor adaptação ao ritmo acelerando do mundo hoje. Possivelmente ajustar currículos e procedimentos pedagógicos, capacitar professores ,  prover meios  capazes, de fato, de preparar o educando para gerenciar seus conhecimentos, instigando-os a ter uma atuação mais autônoma, mais cidadã e transformadora na sociedade em que vivem  e convivem.
   Educar para a sociedade atual requer um trabalho que não pode ficar restrito à transmissão de conhecimentos, mas conhecer e empregar as diferentes  fontes  de informação e recursos tecnológicos disponíveis para a construção do conhecimento e a melhoria das relações sociais, valorizar a qualidade de vida em relação ao bem estar em todas as suas dimensões e ao bem estar coletivo. Nesse contexto supõe-se a sociedade do conhecimento.
  Logo, toda essa imersão na tecnologia e o consequente acesso ilimitado à informação exigem diferentes combinações de conhecimentos de várias ordens; requer o uso de diferentes capacidades para compreender  a  evolução do mundo a nossa volta e agir nele.

Escola Estadual Major Alexandre  Rodrigues
Giselle Alves Costa
Maria Clarice Alves Fonseca


Nenhum comentário:

Postar um comentário