O USO DA TECNOLOGIA NO MUNDO
CONTEMPÂNEO
O mundo passa por inúmeras
transformações e tudo acontece rapidamente. O que hoje é novidade, amanhã, porém,
já não se considera inusitado mais. Quanto mais se aprende mais se tem a
aprender.
As inovações na tecnologia, na ciência
e nas demais áreas do conhecimento se alavancam e avançam a cada dia; bombardeios de
informações chegam às pessoas nos mais longíquos lugares,
em tempo recorde. É perceptível a rapidez
com que essas mudanças e transformações ocorrem no mundo , na
sociedade ou na escola, pois, reflete na
vida de cada pessoa, no ambiente de
trabalho ou no lugar onde vive, exigindo
assim, novas competências de aprendizagem para interpretar a realidade a qual está inserido.
Sendo assim, a tecnologia da
informação está mudando o nosso jeito de conhecer o mundo, o modo de nos
relacionarmos com as pessoas, a forma de enfrentamento da
realidade, forjando até mesmo o nosso
jeito de pensar. A cada dia impõe
novos desafios para nossa capacidade de
formular, escutar, organizar e ensinar. É
nova cultura do aprender a aprender.
Além
disso, na sociedade, hoje, somos chamados também a descobrir fórmulas ou
meios significativos para subsidiar ao
homem contemporâneo , pois a tecnologia chega
e, sutilmente, influencia em tudo
a vida das pessoas , o modo de conhecer, comunicar , agir e viver, como prescrição para um novo aprendizado de uma nova era.
Qual
o papel da escola nesse panorama atual ?
Ela tem sido organizadora de aprendizagens? Dentro do espaço escolar faz-se necessário também observar essa
realidade, e a partir daí , propor mudanças , uma vez que a escola é mediadora entre a sociedade e a vida, é lá o
lugar onde se prepara cidadãos para vencer desafios, capacita pessoas para se tornar sujeitos das suas próprias ações intelectuais.
No entanto como instituição, ela precisa repensar o seu papel de ensinar, para
tornar-se organizadora de aprendizagens ,
pois se não o fizer ficará estagnada no tempo.
Para
isso ela deve rever métodos
que estão ultrapassados e já não são suficientes , procurar organizar de
forma mais coerente seu espaço para uma melhor adaptação ao ritmo acelerando do
mundo hoje. Possivelmente ajustar currículos e procedimentos pedagógicos,
capacitar professores , prover
meios capazes, de fato, de preparar o
educando para gerenciar seus conhecimentos, instigando-os a ter uma atuação
mais autônoma, mais cidadã e transformadora na sociedade em que vivem e convivem.
Educar
para a sociedade atual requer um trabalho que não pode ficar restrito à
transmissão de conhecimentos, mas conhecer e empregar as diferentes fontes
de informação e recursos tecnológicos disponíveis para a construção do
conhecimento e a melhoria das relações sociais, valorizar a qualidade de vida
em relação ao bem estar em todas as suas dimensões e ao bem estar coletivo.
Nesse contexto supõe-se a sociedade do conhecimento.
Logo,
toda essa imersão na tecnologia e o consequente acesso ilimitado à informação exigem
diferentes combinações de conhecimentos de várias ordens; requer o uso de
diferentes capacidades para compreender
a evolução do mundo a nossa volta
e agir nele.
Giselle Alves Costa
Maria Clarice Alves Fonseca
Nenhum comentário:
Postar um comentário