domingo, 7 de abril de 2013

ATIVIDADE PRÁTICA


PLANO DE AULA
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA MACHADO
DISCIPLINA:   PORTUGUÊS                     SÉRIE :  1º ano - E. M



PROFESSORAs Waldhett   Barbosa  Matos
                                Maria Clarice Alves Fonseca
                                Maria Valderice  Moreira Rodrigues



TEMAA mulher ao longo da história

 TEMPO PREVISTO :  1h10

 CONTEÚDO:  contos


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
. Inferir as características, o contexto histórico e literário do gênero do conto.
.Desenvolver  a   sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico.
.Apropriar de comportamento leitor  por meio de socialização de atividades desenvolvidas pelos professores e pelos colegas.
.Apreciar a literatura explorando texto literário com seus elementos constitutivos e sua relação com o contexto de criação.


PROCEDIMENTOS DE ENSINO
Pesquisa na Internet
Projeção de vídeo exibida no data show
Trabalho em grupo
Aula expositiva dialogada
Apresentação de trabalhos


RECURSOS  DIDÁTICOS
 Computador ligado à internet
Data show
vídeo
Câmera digital
folhas xerocadas
lápis
 caneta
folha  sulfite

ENCAMINHAMENTOS   METODOLÓGICOS

Primeiro momento
Levantar-se-á  o conhecimento prévio dos alunos sobre o  gênero conto e suas classificações. A seguir, a  professora da turma fará uma abordagem sobre o enredo, as características, tempo e personagens do  gênero textual em estudo.
Em seguida, levar os alunos ao laboratório de informática e pedir a eles para  fazer uma pesquisa sobre o tema sugerido: a mulher  ao longo da história, estabelecendo um prazo de, aproximadamente, uma hora, para que eles possam  fazer as anotações mais  importantes e concluir os dados da pesquisa.

 Roteiro elaborado para pesquisa.
1- Como era vista a mulher na sociedade patriarcal?
2- Qual o perfil  da mulher contemporânea?
3- Atualmente qual  a participação da mulher nos espaços de poder? A posição ocupada pelo sexo feminino sempre foi a mesma  ou sofreu alteração ao longo da história?
4- Listar alguns nomes de mulheres que contribuíram para  cultura no Brasil.

Todas as ações e envolvimento dos alunos, dentro do laboratório, serão observados e  registrados pelos professores.

Segundo momento
Retornar à  sala de aula.  Usando o data show a professora apresentará   o vídeo :"  "  , de curta duração. Após  a exibição deste,  provocar  uma discussão  com os  alunos  sobre a temática enfocada  no vídeo  enfatizando, sobretudo, o papel da mulher ao longo da história.
Todas as  participações  e procedimento s  dos alunos  em relação a aula  serão registrados.

Terceiro momento
Distribuir  para os alunos uma cópia xerocada do conto  A GAIOLA  da autora  Augusta Faro pedir a eles para ler, discutir e analisar o papel da representação da mulher dentro desse conto. O professor deverá orientá-los a fazer a leitura do conto compartilhando ideias e opiniões. Possibilitar a eles  um tempo satisfatório para que eles possam  ler e discutir entre si.
O momento deverá também  ser   observado e registrado pelos professores.

Quinto momento
A professora  mediará  um debate no qual os alunos usando como  embasamento teórico o conto escrito, a pesquisa e o vídeo, farão a socialização do trabalhos da aula daquele dia. A estratégia é definir a importância da representação feminina, comparando o tema em cada gênero estudado, conduzindo-os a ter  uma visão crítica sobre  da representação da  mulher na sociedade ao longo da história.
Solicitar aos alunos que façam a socialização extraclasse também, já que todos eles têm facebook, postar e compartilhar para a comunidade, a opinião deles sobre o trabalho desenvolvido em sala de aula com eles nesse dia,  ou expressar o ponto  vista sobre o papel da mulher na sociedade.


Avaliação

Participação e a interação do aluno no decorrer das atividades.
Registro fotográfico.
Postagem  no  facebook


























Nenhum comentário:

Postar um comentário