PLANO DE AULA
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA MACHADO
DISCIPLINA: PORTUGUÊS SÉRIE : 1º ano - E. M
PROFESSORAs : Waldhett
Barbosa Matos
Maria Clarice
Alves Fonseca
Maria
Valderice Moreira Rodrigues
TEMA:
A mulher ao longo da história
TEMPO
PREVISTO : 1h10
CONTEÚDO: contos
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
. Inferir as características, o contexto histórico e literário do
gênero do conto.
.Desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a
criatividade e o senso crítico.
.Apropriar de comportamento leitor
por meio de socialização de atividades desenvolvidas pelos professores e
pelos colegas.
.Apreciar a literatura explorando texto literário com seus elementos
constitutivos e sua relação com o contexto de criação.
PROCEDIMENTOS DE
ENSINO
Pesquisa na
Internet
Projeção de
vídeo exibida no data show
Trabalho em
grupo
Aula
expositiva dialogada
Apresentação
de trabalhos
RECURSOS DIDÁTICOS
Computador ligado à internet
Data show
vídeo
Câmera
digital
folhas
xerocadas
lápis
caneta
folha sulfite
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Primeiro momento
Levantar-se-á o conhecimento
prévio dos alunos sobre o gênero conto e
suas classificações. A seguir, a
professora da turma fará uma abordagem sobre o enredo, as
características, tempo e personagens do
gênero textual em estudo.
Em seguida, levar os alunos ao laboratório de informática e pedir a
eles para fazer uma pesquisa sobre o
tema sugerido: a mulher ao longo da história, estabelecendo um
prazo de, aproximadamente, uma hora, para que eles possam fazer as anotações mais importantes e concluir os dados da pesquisa.
Roteiro elaborado para
pesquisa.
1- Como era vista a mulher na sociedade patriarcal?
2- Qual o perfil da mulher
contemporânea?
3- Atualmente qual a
participação da mulher nos espaços de poder? A posição ocupada pelo sexo
feminino sempre foi a mesma ou sofreu
alteração ao longo da história?
4- Listar alguns nomes de mulheres que contribuíram para cultura no Brasil.
Todas as ações e envolvimento dos alunos, dentro do laboratório, serão
observados e registrados pelos
professores.
Segundo momento
Retornar à sala de aula. Usando o data show a professora apresentará o vídeo :" "
, de curta duração. Após a
exibição deste, provocar uma discussão
com os alunos sobre a temática enfocada no vídeo
enfatizando, sobretudo, o papel da mulher ao longo da história.
Todas as participações e procedimento s dos alunos
em relação a aula serão
registrados.
Terceiro momento
Distribuir para os alunos uma
cópia xerocada do conto A GAIOLA
da autora Augusta Faro pedir a eles para ler, discutir e analisar o papel
da representação da mulher dentro desse conto. O professor deverá orientá-los a
fazer a leitura do conto compartilhando ideias e opiniões. Possibilitar a
eles um tempo satisfatório para que eles
possam ler e discutir entre si.
O momento deverá também
ser observado e registrado pelos
professores.
Quinto momento
A professora mediará um debate no qual os alunos usando como embasamento teórico o conto escrito, a
pesquisa e o vídeo, farão a socialização do trabalhos da aula daquele dia. A
estratégia é definir a importância da representação feminina, comparando o tema
em cada gênero estudado, conduzindo-os a ter
uma visão crítica sobre da
representação da mulher na sociedade ao
longo da história.
Solicitar aos alunos que façam a socialização extraclasse também, já
que todos eles têm facebook, postar e compartilhar para a comunidade, a opinião
deles sobre o trabalho desenvolvido em sala de aula com eles nesse dia, ou expressar o ponto vista sobre o papel da mulher na sociedade.
Avaliação
Participação e a interação do aluno no decorrer das atividades.
Registro fotográfico.
Postagem no facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário